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Proposta para aposentar caminhões velhos não sai do papel

Ideia é transformar os veículos em sucata e oferecer um bônus aos proprietários para a compra de caminhões novosQuem precisa pegar a estrada convive com um perigo que nem sempre é percebido. Os veículos antigos - principalmente de carga - podem ser uma ameaça de acidentes e para o meio-ambiente. Em Brasília, já existe uma proposta para aposentar os caminhões com mais de 20 anos. A ideia é transformar os veículos em sucata e oferecer um bônus aos proprietários para a compra de caminhões novos.

Os caminhões são fundamentais para a economia, mas muitos deles já deveriam estar aposentados, já que quase metade tem mais de duas décadas de uso.

Rodar com um veículo deste tipoassim pode ser perigoso. Cristóvão já apelou para a proteção divina.

? Já está bem velhinho já, perdendo as horas de renovar ? diz o motorista Cristóvão Alabarce Gonçalves.

Difícil é conseguir um financiamento. Nem mesmo o programa criado pelo governo para facilitar a compra, com juros baixos, estaria ajudando. De 2006 para cá, só 19% dos recursos do Procaminhoneiro foram para pessoas físicas, segundo a CNT.

Uma alternativa já foi apresentada ao governo. O Plano Nacional de Renovação da Frota de Caminhões – batizado de RenovAR – tiraria de circulação 270 mil veículos com mais de 30 anos.

? Ele seria entregue para desmanche mediante o recebimento de um bônus no valor de R$ 30 mil para a compra de um veículo com idade menor ? diz José Hélio Fernandes, da Confederação Nacional do Transporte.

Além de aumentar a segurança nas estradas, a entidade diz que a renovação da frota vai melhorar a qualidade do ar. É que um caminhão velho polui 10 vezes mais do que um novo.

Entretanto, a proposta enfrenta resistências no governo. O Ministério do Meio Ambiente reclama a emissão de poluentes dos motores, mesmo nos modelos novos, ainda não é a ideal.

? Nós já deveríamos ter entrado em uma fase nova do Programa de Restrição de Emissões dos caminhões no ano passado. Não entramos por pressão da própria indústria. O caminhão que é vendido hoje no Brasil já está tecnicamente obsoleto para os próprios níveis brasileiros ? diz o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente, Rudolph Noronha.

A área econômica diz que não há recursos para o bônus de R$ 30 mil por caminhão entregue à reciclagem. E que faltam critérios para atestar se o benefício corresponde ao valor de mercado.

? Nós sabemos que não é fácil, mas é um assunto que nós queremos continuar discutindo, sem deixar perdê-lo de vista ? fiz Fernandes.

Para quem transporta 60% da produção nacional, o importante é continuar na estrada.

? Se tiver novo para mim está bom, se tiver velho pra mim está bom. O importante é que eu estou trabalhando ? diz o motorista de caminhão Antônio Costa Cavalcante.

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