Em protesto, fiscais distribuem frango no Ministério da Agricultura

No final da manhã desta terça, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, recebeu os manifestantesRepresentantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), que protestam contra as últimas nomeações de profissionais para comandar a Secretaria de Defesa Agropecuária, foram recebidos na manhã desta terça, dia 27, pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Gerardo Fontelles. O ministro Antônio Andrade (PMDB/MG) está em São Paulo, onde participa da abertura da abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV). Eles colocaram uma faixa na jane

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) está promovendo nesta terça um protesto em frente ao Ministério da Agricultura com a distribuição de 2 toneladas de frango à população. Pelos cálculos da entidade serão distribuídos mil frangos. A manifestação faz parte do protesto da categoria contra a nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária e do veterinário Flávio Braile Turquino para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgãos do Ministério da Agricultura.

O presidente da Annfa Sindical, Wilson Roberto de Sá, afirmou que denúncia publicada nesta terça no jornal “O Estado de S.Paulo” sobre a contratação de uma entidade presidida por correligionários do ministro Antônio Andrade para promover concursos públicos comprova as suspeitas de “aparelhamento e uso eleitoreiro do Ministério da Agricultura”. Wilson Sá diz temer pela lisura dos concursos que vierem ser realizados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural (Idecan), com sede em Muriaé (MG), que foi contratado sem licitação, por R$ 5,5 milhões.

No dia 16 de agosto, os fiscais anunciaram uma paralisação para protestar contra a nomeração de Rodrigo Figueiredo, que foi secretário-executivo do Ministério das Cidades no governo Lula. Ele passou a ocupar o cargo do médico veterinário Ênio Marques, que tinha mais de 40 anos de experiência no ministério.

Na ocasião, Wilson Sá também afirmou que a nomeação do advogado, por indicação do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), “confirma as suspeitas dos fiscais federais de aparelhamento da Defesa Agropecuária para fins eleitoreiros e arrecadatórios, a partir da ocupação do principal cargo técnico por um intruso sem conhecimento técnico”.

Fiscais federais farão greve geral na quinta e na sexta

O presidente do Anffa Sindical, disse nesta terça, dia 27, que a categoria fará uma greve nacional, paralisando todas as atividades, na quinta, dia 28, e na sexta, dia 29, desta semana. Desde o dia 16 deste mês os fiscais federais realizam “greve de ocupação”, comparecendo aos postos de trabalho e atendendo as situações emergenciais, em protesto contra a indicação de profissionais de fora do quadro de servidores do Ministério da Agricultura para ocupar a Secretaria de Defesa Agropecuária.

O dirigente afirmou que os fiscais federais manterão os protestos até que o governo volte atrás na nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária e do veterinário do setor privado Flávio Braile Turquino para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). Os fiscais também protestam contra o contingenciamento de recursos do orçamento do Ministério da Agricultura para atividades fins, como é o caso da Defesa Agropecuária. “Em agosto não foi liberado nenhum tostão”, diz Wilson Sá.

Agência Estado