Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em protesto, fiscais distribuem frango no Ministério da Agricultura

No final da manhã desta terça, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, recebeu os manifestantesRepresentantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), que protestam contra as últimas nomeações de profissionais para comandar a Secretaria de Defesa Agropecuária, foram recebidos na manhã desta terça, dia 27, pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Gerardo Fontelles. O ministro Antônio Andrade (PMDB/MG) está em São Paulo, onde participa da abertura da abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV). Eles colocaram uma faixa na jane

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) está promovendo nesta terça um protesto em frente ao Ministério da Agricultura com a distribuição de 2 toneladas de frango à população. Pelos cálculos da entidade serão distribuídos mil frangos. A manifestação faz parte do protesto da categoria contra a nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária e do veterinário Flávio Braile Turquino para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgãos do Ministério da Agricultura.

O presidente da Annfa Sindical, Wilson Roberto de Sá, afirmou que denúncia publicada nesta terça no jornal “O Estado de S.Paulo” sobre a contratação de uma entidade presidida por correligionários do ministro Antônio Andrade para promover concursos públicos comprova as suspeitas de “aparelhamento e uso eleitoreiro do Ministério da Agricultura”. Wilson Sá diz temer pela lisura dos concursos que vierem ser realizados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural (Idecan), com sede em Muriaé (MG), que foi contratado sem licitação, por R$ 5,5 milhões.

No dia 16 de agosto, os fiscais anunciaram uma paralisação para protestar contra a nomeração de Rodrigo Figueiredo, que foi secretário-executivo do Ministério das Cidades no governo Lula. Ele passou a ocupar o cargo do médico veterinário Ênio Marques, que tinha mais de 40 anos de experiência no ministério.

Na ocasião, Wilson Sá também afirmou que a nomeação do advogado, por indicação do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ), “confirma as suspeitas dos fiscais federais de aparelhamento da Defesa Agropecuária para fins eleitoreiros e arrecadatórios, a partir da ocupação do principal cargo técnico por um intruso sem conhecimento técnico”.

Fiscais federais farão greve geral na quinta e na sexta

O presidente do Anffa Sindical, disse nesta terça, dia 27, que a categoria fará uma greve nacional, paralisando todas as atividades, na quinta, dia 28, e na sexta, dia 29, desta semana. Desde o dia 16 deste mês os fiscais federais realizam “greve de ocupação”, comparecendo aos postos de trabalho e atendendo as situações emergenciais, em protesto contra a indicação de profissionais de fora do quadro de servidores do Ministério da Agricultura para ocupar a Secretaria de Defesa Agropecuária.

O dirigente afirmou que os fiscais federais manterão os protestos até que o governo volte atrás na nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária e do veterinário do setor privado Flávio Braile Turquino para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). Os fiscais também protestam contra o contingenciamento de recursos do orçamento do Ministério da Agricultura para atividades fins, como é o caso da Defesa Agropecuária. “Em agosto não foi liberado nenhum tostão”, diz Wilson Sá.

Agência Estado
Sair da versão mobile