A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nessa quarta, dia 24, quatro pessoas em flagrante, quando tentavam sacar dinheiro numa agência bancária em Cárceres. Foram presos Edmogenes Souza de Bergamini e a esposa dele, Alessandra Luiz Bergamini, além dos aposentados Henriqueta Pedrosa Silva e Jair Pereira.
Segundo a polícia, os aposentados são considerados “laranjas” do grupo. Eles foram presos após o saque de R$ 35 mil, cada um deles. Os dois confessaram que iriam ficar com R$ 10 mil e o restante seria repassado à quadrilha.
? Na carteira de Edmogenes encontramos vários extratos bancários que indicam que os desfalques podem ser maiores ? disse o delegado regional de Cárceres, Percival Eleutério de Paula.
O golpe consistia na falsificação de documentos de terras para solicitação de recursos do Pronaf em nome de “laranjas”. Segundo as investigações, Edmogenes Souza de Bergamini, morador de Pontes e Lacerda, recrutava pessoas em Cáceres, geralmente analfabetas e idosos. De posse dos documentos, pleiteava financiamentos do Pronaf junto ao banco.
Outras pessoas são investigadas nos crimes, entre as quais uma bancária e o marido dela, dono de um escritório de contabilidade, que cuidava da falsificação dos papéis. O flagrante foi encaminhado à Polícia Federal de Cáceres por se tratar de recurso do governo federal. Os presos vão responder por crime de estelionato e contra a ordem financeira.