OTIMISMO

Qualidade da maçã deve impulsionar crescimento de 20% na atual safra

Associação Brasileira dos Produtores de Maçã ressalta ótima coloração e tamanho acima da média, características ideais para boa conservação pós-colheita

safra de maçã 2025
Foto: Divulgação ABPM

A maçã, uma das frutas mais tradicionais do país, está pronta para ser colhida. A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) projeta que a safra deste ano alcance 915 mil toneladas, representando um aumento de cerca de 10% em relação ao ciclo anterior.

Contudo, o grande diferencial desta safra é a sua qualidade excepcional. “Os frutos apresentam tamanho médio superior, ótima coloração e características ideais para uma boa conservação pós-colheita. Isso deve garantir um aproveitamento ainda maior para embalagem e oferta de frutas frescas, com uma oferta potencial 20% superior à de 2024″, diz a entidade, em nota.

A abertura oficial da colheita da safra 2024/2025 ocorrerá no dia 31 de janeiro, no Hotel Renar, em Fraiburgo, Santa Catarina. A cidade é conhecida como a “Terra da Maçã”.

Para o presidente da ABPM, Francisco Schio, o evento simboliza uma etapa importante para os produtores. “Estamos iniciando mais um ciclo de colheita com grande expectativa. A qualidade da maçã está excelente, e a previsão é de que o aumento da produção traga ótimos resultados. […] Temos certeza de que este será um ano muito positivo para os produtores e consumidores”, destaca.

O prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Jr., ressalta que a colheita da maçã é uma atividade econômica vital para o município. “Além disso, a cultura da maçã abre portas para o turismo, atraindo visitantes interessados em conhecer as plantações e colher o fruto no pé, o que por sua vez impulsiona o comércio local e diversifica as oportunidades econômicas no município.”

Maçã: fruta para o ano todo

A maçã é uma fruta que pode ser consumida ao longo de todo o ano, graças às tecnologias avançadas e à capacidade de frigorificação. De acordo com a ABPM, o armazenamento em câmaras frigoríficas controladas garante que as maçãs mantenham sua qualidade, frescor e características de sabor, textura e aparência por períodos prolongados.

O Brasil possui mais de 33 mil hectares de pomares, com um potencial produtivo superior a 1,35 milhão de toneladas anuais, o que gera mais de 120 mil empregos diretos e indiretos, conforme dados da ABPM.

Atualmente, a grande maioria das maçãs voltadas ao mercado interno são produzidas nacionalmente, tornando a fruta a terceira mais consumida no país.