Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Qualificação para maquinário atrai produtores de Vera (MT)

Mais de 100 pessoas participaram das palestras oferecidas pelo Canal Rural, Senar-MT e seus parceiros

Vera, município localizado a 462 quilômetros de Cuiabá, há dois anos está renovando o maquinário utilizado no cultivo da lavoura de soja que ocupa 55% de área plantada do município. O presidente do Sindicato Rural, Vidimar Siliprandi, reclama da falta de mão de obra qualificada.

– Temos pessoas para trabalhar, mas a maioria não sabe operar as máquinas que estão sendo compradas – afirma.

• Saiba tudo da Caravana Soja Brasil em MT

A chegada do Projeto Soja Brasil na região, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Canal Rural e diversos outros parceiros mobilizou os produtores. Mais de 100 pessoas participaram das palestras sobre etanol de milho e manejo proferidas pelo conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira e pelo engenheiro de desenvolvimento da Dedini Indústria de Base, Marcílio Gurgel.

No entanto, o que mais atraiu os produtores foram as oficinas sobre Agricultura de Precisão e Manejo Integrado de Pragas. O maquinário da John Deere, que também é parceira do Soja Brasil, exposto no pátio da Igreja Católica do município chamou a atenção e atraiu muitos produtores interessados em saber um pouco mais sobre a Agricultura de Precisão.

– Queremos saber das novidades e aprender mais sobre as máquinas que estão chegando no mercado – ressalta o produtor Silverio Messias Albuquerque.

O consultor de vendas da John Deere, Thiago Cruvinel que trabalha em Sorriso, mas atende toda a região incluindo os municípios de Feliz Natal, Nova Esperança, Vera e Nova Ubiratã, confirma a renovação do maquinário na região. Segundo ele, chega a vende em média 200 equipamentos agrícolas por ano, incluindo tratores e plantadeiras. O valor varia entre R$ 150 mil e R$ 600 mil.

O especialista em Soluções de Gerenciamento Agrícola, que também é da equipe da John Deere, Cleofas Luiz Bart – mais conhecido como Dallua, acrescenta que o produtor tem consciência do equipamento que compra, mas nem sempre consegue utilizar tudo o que o maquinário oferece. Tanto para Dallua, quanto para Cruvinel a parceria com o Senar-MT é primordial na qualificação de mão de obra.

– É como disse o presidente: temos os profissionais mas precisamos qualifica-los para que eles possam utilizar tudo o que uma máquina pode oferecer e, assim aumentar a rentabilidade e diminuir os prejuízos – comenta.

O presidente do Sindicato Rural, Vidimar Siliprandi ressalta que o Senar-MT tem sido um excelente parceiro nesse desafio. Segundo ele, os treinamentos mais demandados são os do setor de máquinas e implementos agrícolas. Silipranti ressalta ainda que o produtor rural é a categoria que mais se prepara.

Vera está em pleno crescimento econômico. Além da soja, a cadeia produtiva da suinocultura está em expansão e gera pelo menos 400 empregos diretos no município. Além disso, também tem cerca de mil hectares de área plantada com arroz. Há ainda produção de milho e várias outras culturas em menor escala.

Com informações do Senar-MT.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile