Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Quarta Feira Internacional da Amazônia começa em Manaus

Jornada de Seminários valoriza conhecimento amazônicoParte da programação da Quarta Feira Internacional da Amazônia (Fiam) - que será aberta nesta quarta, dia 10, em Manaus, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, - a Jornada de Seminários Internacionais sobre Desenvolvimento Amazônico vai permitir o debate de temas estratégicos relacionados à região, como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, bioindústria, TV digital, turismo, mineração, transporte, energia e comércio exterior.

O coordenador do encontro, José Alberto da Costa Machado, destacou que a feira mostra as potencialidades regionais, atrai investidores, fomenta a inovação tecnológica e a difusão do conhecimento amazônico. De acordo com Machado, só para a jornada, a expectativa é de que seja reunido um público de aproximadamente 2,5 mil pessoas.

? A realização da jornada é uma conquista social para a Amazônia porque é conseqüência de um trabalho compartilhado por uma rede de instituições em prol de bens coletivos, que são as temáticas relacionadas ao desenvolvimento da região ? disse.

Este ano, a programação do encontro inclui 16 seminários, com 300 conferencistas, relatores e moderadores, que representam áreas estratégicas do conhecimento amazônico. Participam empresários, técnicos dos setores público e privado, professores, alunos e pesquisadores de instituições da região.

Machado antecipou que da Jornada de Seminários podem sair novas alternativas para a indústria local.

? Um dos seminários deste ano vai tratar dos nichos singulares da indústria na região, ou seja, queremos mapear as matrizes industriais e as plataformas tecnológicas que podem gerar um ramo industrial associado com a região ? afirmou.

A Fiam é uma mostra de produtos fabricados na Amazônia e inclui, na programação, rodadas de negócios e a jornada de seminários. O evento é promovido a cada dois anos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,  com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Na avaliação de Machado, a Fiam tem como base quatro grandes pilares. O primeiro, onde transita o conhecimento, é a Jornada de Seminários; o segundo, onde são conhecidas as pesquisas que podem gerar novos produtos, é a mostra técnico-científica; em terceiro estão os “quase-negócios” (produtos procurando parceiros para se transformar em negócios), no salão de projetos; o quarto é a feira propriamente dita, que apresenta as empresas e seus produtos. 

? Com isso, fechamos um ciclo, que vai desde a pesquisa, passa pelas empresas e termina com o produto no mercado ? conclui.

A jornada ocorrerá de quarta a sexta, dia 12, e terá a participação de 320 conferencistas nacionais e estrangeiros.

Sair da versão mobile