Quase 15% das estradas brasileiras são consideradas em ótimo estado, segundo estudo da CNT

Órgão avaliou condições de 90.945 quilômetros de malha viáriaO estado das rodovias brasileiras melhorou no último ano. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 14,7% das rodovias avaliadas são classificadas como ótimas; 26,5% como boas; 33,4% como regulares; 17,4% estão ruins; e 8%, péssimas.

Durante 37 dias, de maio a junho, 15 equipes de pesquisadores da CNT avaliaram as condições de conservação do paviequipes de pesquisadores da CNT avaliaram as condições de conservação do pavimento, da sinalização e da geometria viária dos 90.945 quilômetros localizados nas cinco regiões do paísmento, da sinalização e da geometria viária dos 90.945 quilômetros localizados nas cinco regiões do país. O estudo, divulgado na noite desta terça, dia 14, inclui ainda toda a rede federal pavimentada e a malha constituída pelas principais rodovias estaduais.

Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 quilômetros. O percentual de rodovias consideradas em ótimo estado foi de 13,5%; e em bom estado, de 17,5%. A pesquisa apontou que 45% estavam em situação regular e os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente.

A qualidade da pavimentação e da sinalizações melhoraram 8,3 e 5,7 pontos percentuais, respectivamente. Em 2009, 45,8% dos pavimentos estavam em bom (7,3%) ou ótimo (38,5%) estados. Em 2010, este percentual aumentou para 54,1% ? sendo 9,6% considerado bom, e 44,5% em ótimo estado.

Em 2009, 36,1% das sinalizações eram consideradas boas (16,5%) ou ótimas (19,6%). Na pesquisa mais recente, 41,8% delas foram consideradas boas (21,9%) ou ótimas (19,9%). Isso representa um aumento de 5,7 pontos percentuais.

A CNT credita essas melhorias ao aumento de investimentos federais na área de infraestrutura. Segundo a entidade, de 2007 a agosto de 2010, o governo destinou R$ 27,71 bilhões a infraestrutura de transportes.

A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situação das estradas do ponto de vista dos usuários, englobando condições do pavimento, sinalização e geometria da via ? que detalha aspectos como se a via é dupla ou simples e se tem acostamento.