Durante 37 dias, de maio a junho, 15 equipes de pesquisadores da CNT avaliaram as condições de conservação do paviequipes de pesquisadores da CNT avaliaram as condições de conservação do pavimento, da sinalização e da geometria viária dos 90.945 quilômetros localizados nas cinco regiões do paísmento, da sinalização e da geometria viária dos 90.945 quilômetros localizados nas cinco regiões do país. O estudo, divulgado na noite desta terça, dia 14, inclui ainda toda a rede federal pavimentada e a malha constituída pelas principais rodovias estaduais.
Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 quilômetros. O percentual de rodovias consideradas em ótimo estado foi de 13,5%; e em bom estado, de 17,5%. A pesquisa apontou que 45% estavam em situação regular e os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente.
A qualidade da pavimentação e da sinalizações melhoraram 8,3 e 5,7 pontos percentuais, respectivamente. Em 2009, 45,8% dos pavimentos estavam em bom (7,3%) ou ótimo (38,5%) estados. Em 2010, este percentual aumentou para 54,1% ? sendo 9,6% considerado bom, e 44,5% em ótimo estado.
Em 2009, 36,1% das sinalizações eram consideradas boas (16,5%) ou ótimas (19,6%). Na pesquisa mais recente, 41,8% delas foram consideradas boas (21,9%) ou ótimas (19,9%). Isso representa um aumento de 5,7 pontos percentuais.
A CNT credita essas melhorias ao aumento de investimentos federais na área de infraestrutura. Segundo a entidade, de 2007 a agosto de 2010, o governo destinou R$ 27,71 bilhões a infraestrutura de transportes.
A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situação das estradas do ponto de vista dos usuários, englobando condições do pavimento, sinalização e geometria da via ? que detalha aspectos como se a via é dupla ou simples e se tem acostamento.