MP que perdoa dívidas deve chegar ao Congresso até quinta

Ministro da Fazenda apresentou proposta a lideranças do SenadoQuase duas semanas após ter discutido com os líderes da Câmara o perdão de parte das dívidas de pessoas físicas e jurídicas com a União, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu nesta terça, dia 2, com lideranças do Senado para apresentar a proposta. A chamada MP da Dívida deve chegar ao Congresso, no máximo, até quinta-feira.

? É de extrema importância principalmente porque simplifica a vida do contribuinte, daquele que se tornou um devedor, que tem divida acumulada. Faz uma série de simplificações, elimina a dívida até R$ 10 mil para quem tem essa divida até 2003, estabelece descontos de multas de juros pra outros devedores. É um avanço. É uma MP que vem acompanhada de projetos de lei e medidas complementares.

As medidas vão tratar da nova gestão da dívida ativa brasileira. A idéia é diminuir prazos de tramitação e limpar o cadastro de empresas inoperantes há mais de cinco anos. De acordo com o presidente do Senado, Garibaldi Alves, a proposta é interessante, porque o custo da cobrança desse tipo de dívida é maior do que o efetivo recebimento.

? É uma dívida astronômica, que sobe a mais de R$ 1 trilhão. Ele vai racionalizar uma dívida por meio de determinado procedimento que precisa da autorização do legislativo.