Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda no consumo de suco de laranja preocupa setor

Fabricantes se reuniram em Brasília e discutiram medidas para impulsionar vendasFabricantes de suco de laranja e produtores estão preocupados com a queda no consumo da bebida. Reunidos na Câmara Setorial da Citricultura, em Brasília, eles discutiram medidas para impulsionar as vendas.

O consumo de suco de laranja caiu mais de 20% nos últimos dez anos. Enquanto isso, bebidas como águas com sabor e sucos de outras frutas conquistam cada vez mais consumidores.

? Eu acho que o de laranja está muito comum e aí tem outros diferentes, que a gente acaba variando ? diz a farmacêutica Roberta Silvestre.

Para estimular o consumo, principalmente no Exterior, onde a queda foi maior, produtores e indústrias apostam em campanhas publicitárias.

? Já começou um pequeno trabalho, no sentido da CitrusBrasil, a entidade das indústrias, de fazer um trabalho lá fora. Mas há necessidade de fazer mais, de mantermos o que era no passado, quando o suco de laranja  chegou a ser o mais consumido no mundo ? disse o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antonio dos Santos.

Outro desafio é o greening, uma doença bacteriana que ataca a planta e o fruto. A ideia é fazer um calendário para que os produtores apliquem inseticida na mesma época, para combater o vetor que transmite a doença.

Apesar dos problemas, o Brasil ainda é o maior exportador mundial de suco de laranja, vendendo aproximadamente 1,5 milhão de toneladas todo ano. Cerca de 97% da produção nacional tem como destino países da Europa e Estados Unidos. São negócios de mais de US$ 2 bilhões.

Sair da versão mobile