O consumo de suco de laranja caiu mais de 20% nos últimos dez anos. Enquanto isso, bebidas como águas com sabor e sucos de outras frutas conquistam cada vez mais consumidores.
? Eu acho que o de laranja está muito comum e aí tem outros diferentes, que a gente acaba variando ? diz a farmacêutica Roberta Silvestre.
Para estimular o consumo, principalmente no Exterior, onde a queda foi maior, produtores e indústrias apostam em campanhas publicitárias.
? Já começou um pequeno trabalho, no sentido da CitrusBrasil, a entidade das indústrias, de fazer um trabalho lá fora. Mas há necessidade de fazer mais, de mantermos o que era no passado, quando o suco de laranja chegou a ser o mais consumido no mundo ? disse o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antonio dos Santos.
Outro desafio é o greening, uma doença bacteriana que ataca a planta e o fruto. A ideia é fazer um calendário para que os produtores apliquem inseticida na mesma época, para combater o vetor que transmite a doença.
Apesar dos problemas, o Brasil ainda é o maior exportador mundial de suco de laranja, vendendo aproximadamente 1,5 milhão de toneladas todo ano. Cerca de 97% da produção nacional tem como destino países da Europa e Estados Unidos. São negócios de mais de US$ 2 bilhões.