Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda dos preços do açúcar deve causar consolidação da indústria, diz consultoria

Para representante da FO Licht, é inevitável uma maior concentração do setor em poucas empresasA queda dos preços internacionais do açúcar deve expor as fraquezas de várias empresas do setor e levar a um processo de consolidação pelo mundo, disse nesta segunda-feira o economista-chefe de açúcar da consultoria alemã FO Licht, Stefan Uhlenbrock. Segundo ele, não faltarão oportunidades de aquisição para companhias com "dinheiro no bolso".

Para Uhlenbrock, que participa do 21º Seminário Anual da Organização Internacional de Açúcar (OIA), em Londres, é inevitável que a indústria global de açúcar se torne mais concentrada. O aumento dos custos de produção deve forçar uma busca por fontes alternativas de receita e elevar o número de fusões e aquisições, acrescentou.

Neste mês, a Organização Internacional do Açúcar (OIA) elevou sua projeção para o excedente global de açúcar em 2012/2013 em 300 mil de toneladas, para 6,2 milhões de toneladas. Isso indica que os preços do produto tendem a permanecer pressionados pelo menos até o fim do atual ano safra.

Ele afirmou ainda que a taxa de câmbio do Brasil, o maior produtor mundial de açúcar, está tornando as empresas brasileiras mais atraentes para o capital estrangeiro. O real está 37% abaixo do pico atingido em 2011 em relação ao dólar e perto do menor nível desde 2009. Assim, a tendência de consolidação deve continuar no país, acrescentou, pois a indústria ainda é muito fragmentada e uma reestruturação propriamente dita ainda não começou.

Uhlenbrock também avalia que o açúcar ainda é visto como uma commodity agrícola, apesar de ser um produto processado. Essa visão, diz ele, faz com que os produtores de açúcar sejam apoiados por governos de todo o mundo. Assim, as companhias precisam de se adaptar à estrutura regulatória de cada país, ao mesmo tempo em que não há certeza de que os investidores estrangeiros serão bem-vindos. Joint ventures são uma estratégia popular para companhias lidarem com esse tipo de problema, disse o economista.

Sair da versão mobile