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Queda na inflação de alimentos alavanca vendas de supermercados em fevereiro

Pesquisa foi divulgada nesta sexta, dia 13, pelo IBGEO arrefecimento na inflação dos alimentos ajudou na recuperação das vendas dos supermercados em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta, dia 13, a Pesquisa Mensal de Comércio. A expansão de 11,8% no volume vendido pela atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável por mais da metade da expansão de 9,6% nas vendas do varejo restrito em fevereiro,

— O peso de supermercados é alto no índice, por isso puxou bem a taxa do varejo. A alta das vendas do varejo de 9,6% foi basicamente puxada por supermercados e por móveis e eletrodomésticos, que também ajudaram — contou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

As vendas de móveis e eletrodomésticos subiram 13,3% em fevereiro, o que resultou em um impacto de 24,9% da taxa do varejo no mês.

— Na comparação com fevereiro de 2011, da alta de 9,6% no varejo restrito, 58% são de supermercados, e outros 25% são de móveis e eletrodomésticos. Então, 83% da taxa estão sendo explicados por essas duas atividades — calculou Pereira.

No entanto, no varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e veículos, as vendas subiram bem menos em fevereiro, apenas 2,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda de 10,0% nas vendas de veículos e motos, partes e peças reduziu o efeito da expansão de supermercados e móveis no período.

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