? Elas [empresas do agronegócio] seguem a tendência da Bolsa, principalmente no momento atual, em que há uma saída de investidores importantes, que são os estrangeiros ? afirmou o analista de mercado Milton Milioni, ao Agribusiness Online, nesta terça, dia 19.
Milioni explicou que, a saída de investidores provoca uma diminuição de valores nas ações. Como integrante desse mercado, o agronegócio também sofre as conseqüências.
? Mas [o setor] foi prejudicado também pelo preço excessivo pago por essas empresas no momento da abertura de capital. Agravando ainda para o agronegócio, algumas commodities estão perdendo preço no mercado internacional ? acrescentou.
O que pode minimizar essa trajetória de desvalorização é a alta do dólar. De acordo com analistas de mercado, a valorização da moeda americana frente ao real compensa as perdas relacionadas às commodities.
Estados Unidos
Milton Milioni acredita que a economia dos Estados Unidos ainda vai passar por um período de turbulência. O analista explicou que o principal problema ainda é o sistema financeiro e avaliou que ainda há bancos no país que estão em situação complicada.
? Mas o Federal Reserve [Banco Central dos Estados Unidos] tem atuado muito para defender o mercado dos bancos, como foi feito no Brasil com o Proer e fomos muito criticados na época, inclusive pelos americanos.
Milton Milioni acrescentou:
? O Proer resolveu no Brasil e o Proer americano vai resolver nos Estados Unidos. Eles estão colocando dinheiro no sistema financeiro para evitar um mal maior.