Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda no preço dos alimentos é a maior desde junho em São Paulo

Alimentação contribuiu para queda da inflação na capital paulistaO comportamento dos preços dos alimentos foi determinante para ajudar no arrefecimento da inflação na cidade de São Paulo na primeira quadrissemana de fevereiro. Conforme dados divulgados nesta quinta, dia 9, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o grupo Alimentação registrou queda de 0,34%, depois de subir 0,50% no encerramento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em janeiro.

A queda registrada na primeira medição deste mês nos itens alimentícios foi a maior desde junho de 2011, quando os preços caíram 0,58%. O grupo Alimentação respondeu sozinho por uma variação negativa de 0,078 ponto porcentual (-18,84%) de todo o IPC, que desacelerou para 0,42% na primeira quadrissemana de fevereiro, ante 0,66% no fechamento de janeiro.

Como esperado por economistas, os preços das carnes bovinas continuaram recuando na primeira quadrissemana de fevereiro e apresentaram queda de 3,86%. A menor ocorrência de chuvas neste ano em relação a 2011 pode ter impedido alguns produtos in natura a subirem menos – ou até recuar, como aconteceu com o limão (-22,69%). Um outro item que também teve variação negativa relevante foi a vagem, cujo preço caiu 14,48% na primeira medição do mês.

Já a seca em algumas partes do Sul tem prejudicado a produção de grãos. O preço do feijão, por exemplo, tem resistido e segue avançando. Na primeira quadrissemana de fevereiro, a leguminosa subiu 14,91% após aumento de 12,79% no IPC de janeiro.

Agência Estado
Sair da versão mobile