Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda no preço dos insumos reduz custos de produção de lavouras

Apenas os produtores de soja devem ter rentabilidade na produção, segundo estudoA queda nos preços dos insumos agrícolas deve refletir na redução do custo de produção das lavouras de soja, milho e trigo. Um estudo divulgado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) mostra que os fertilizantes, defensivos e combustíveis mostram esta tendência de redução. Na saca de milho, o custo total é de R$ 19,62, queda de 12,37% em relação à safra passada. Na soja, o valor é de R$32,47, variação negativa de 11,60%. Já em relação ao trigo, o custo total

? No caso do milho e do trigo, a rentabilidade é negativa. No milho, é em torno de 10% em relação ao preço de mercado praticado hoje. E no trigo a perda de rentabilidade é na ordem de 30%. No caso da soja, neste momento, nessas condições de mercado, temos uma rentabilidade positiva de 28% se as condições se efetivarem desta forma lá no final da colheita ? explica o economista da Fecoagro, Tarcísio Minetto.

A preocupação dos produtores, agora, de acordo com o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, é com problemas climáticos, a cotação do dólar e a comercialização da safra.

? No caso da safra de inverno que estamos colhendo, o problema é a comercialização. É preço, é demanda e o que cobre os custos de produção. E a safra de verão que está sendo plantada é demanda, câmbio, e que possamos ter liquidez e que o clima nos ajude daqui para frente ? avalia Polidoro Pinto.

Sair da versão mobile