Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda na produção de trigo deve causar aumento na importação do grão, aponta IBGE

Problemas climáticos no Rio Grande do Sul e Paraná e preços pouco atrativos influenciaram a diminuição da produtividadeA estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção de trigo foi reduzida em 3,4% na comparação com junho. O volume esperado é de 5,145 milhões de toneladas, quase 900 mil toneladas abaixo das 6,036 milhões de 2010. Isso significa que o Brasil terá que importar mais trigo este ano para dar conta de uma expectativa de 10,422 milhões de toneladas de consumo interno aparente.

? Houve problemas climáticos, mas também plantou-se menos, porque o preço não era atrativo. O Rio Grande do Sul está tendo uma reação positiva, está melhorando a produção, mas, no Paraná, faltou chuva na época de plantio, depois teve uma geada ? disse o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andre Andreazzi.

A previsão da área a ser colhida é de 983.881 hectares, uma redução de 4,2%, com uma diminuição da produtividade esperada em 5,6%. A produção do Paraná, avaliada agora em 2,5 milhões de toneladas, sofreu redução de 9,6%, fazendo com que a participação do Estado na produção nacional do trigo saísse de 57,0% para 49,2%. Já o Rio Grande do Sul, segundo maior produtor, tem um ganho previsto de 5,4%.

Houve, ainda, uma redução de 4,7% na estimativa para a produção da aveia e um acréscimo de 2,9% na produção de triticale.

Sair da versão mobile