Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRODUÇÃO RECORDE?

Queda sem fim! Consultoria reduz estimativa de produção de soja novamente

Relatório de dezembro da AgResource Brasil faz novos cortes. Na visão da empresa, projeções da Conab e do USDA estão fora da realidade

preço da soja cotações, safra
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

As condições das lavouras de soja no Brasil nesta safra 2023/24 não têm animado as principais consultorias do país. Datagro e Safras & Mercado já reduziram suas projeções. Agora, foi a vez da AgResource Brasil revisar os seus números em levantamento de dezembro.

O recálculo continua sendo afetado pelo contínuo nível de temperaturas elevadas e abrangência das chuvas abaixo da normalidade em diversas regiões.

Pesam, ainda, os vários relatos de replantio, plantas com maturações precoces, produtores diminuindo áreas plantadas e outros problemas que já aconteceram ou estão por vir, salienta a empresa.

Assim, a consultoria aponta que o país deve produzir 155,44 milhões de toneladas. No balanço de novembro, a AgResource Brasil apontava a colheita de 156,08 milhões de toneladas.

Redução também no milho

A consultoria também fez cortes para a estimativa de produção de milho. O atraso na semeadura, os replantios e a dúvida de muitos produtores de entrar ou não com as máquinas em campo levam à redução.

Com isso, a empresa reduz de 123,5 milhões de toneladas em novembro para 120,12 milhões de toneladas em dezembro a projeção.

“Projeções exageradas para a soja”

Na visão da AgResource Brasil, os levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a soja não têm refletido a realidade. “Mas acreditamos que a companhia vá reduzir estes números em breve”, salienta a empresa.

A propósito, nesta quinta-feira (7), a entidade anunciará o seu 3º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24. Atualmente, a safra é projetada em 162,1 milhões de toneladas de soja pelo órgão.

“Se as projeções não forem reduzidas neste documento, deve ser no de janeiro”, aponta a consultoria.

Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) segue muito acima do que se projeta para soja, na visão da AgResource Brasil. “No relatório de sexta feira, espera-se ver um alinhamento melhor com relação à safra Brasileira em 160milhões de toneladas ou menos e ajustes novos nos próximos meses”, aponta.

Sair da versão mobile