Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RELAÇÃO DE TROCA

Quem fez altos investimentos na soja está sofrendo, diz Galvan

Presidente da Aprosoja Brasil avalia que, atualmente, o preço pago pelo grão está se normalizando, mas custos de produção seguem altos

O Brasil vive uma turbulência nos custos de produção da soja e do milho há, pelo menos, três ciclos. Essa é a avaliação do presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan.

“Nesta safra, quem comprou os produtos cedo e deixou para pagar com a produção e não fez a venda desse produto, tem apurado um prejuízo muito grande porque o custo de produção foi muito alto e o preço de mercado [da soja], por mais que tenha começado a melhorar, grande parte da safra brasileira já foi vendida por preços ruins, aviltantes”, considera.

De acordo com ele, a safra 2023/24 não deve ter aumento de área plantada. Atualmente, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a soja é semeada em, aproximadamente, 44 milhões de hectares.

“Esperamos que não tenha aumento de área devido ao custo relacionado com a venda. No entanto, o mercado hoje está oscilando bastante. Estamos vendo ele subindo por problemas climáticos norte-americanos”.

Segundo Galvan, por conta desse cenário, os custos de produção atualmente estão sendo cobertos pela venda. “Mas para quem tem investimentos altos, ainda fica a desejar”.

Sair da versão mobile