Quer vender sua produção pela internet? Confira dicas de especialistas sobre e-commerce

Conheça o exemplo de uma empresária que vende laranjas pela internetPara quem vive nos centros urbanos parece fácil, mas apenas 250 mil das propriedades rurais estão conectadas à internet. Ou seja, nem 5% do total do país. Isso ocorre porque as empresas de telefonia não oferecem seus serviços em muitas regiões. Apesar disso, muitos produtores têm encontrado alternativas e vendem sua produção agrícola ou até mesmo pecuária por meio do comércio digital.

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a transação comercial realizada pela internet. De acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, o setor de e-commerce movimentou R$ 28,8 bilhões em 2013, crescendo, nominalmente, 28% em relação a 2012. A expectativa é de um faturamento de cerca de R$ 34 bilhões neste ano.

O gerente geral da consultoria Internet Innovation, Netto Rocha, esteve no programa Bom Dia Campo dessa semana e falou sobre o assunto. Para ele, o essencial é ter planejamento e estudo do meio. Compreender a nova área de atuação é o que define se o negócio funcionará ou não.

— Não é necessário um curso ou um estudo aprofundado, mas pelo menos comprar um produto e entender a dinâmica de compras online é primordial. Outro ponto é escolher as melhores tecnologias que atendam às suas demandas. Por exemplo, um produtor de laranja tem uma dificuldade logística por ser um produto orgânico, então ele precisa planejar a sua estratégia de entrega — afirmou ele.

Apostar no e-commerce pode ser diferencial

Alessandra Sodré, idealizadora e dona da loja online Laranjas Online, criou o projeto depois que alguns amigos elogiaram a qualidade da fruta de sua propriedade, e também quando percebeu que muitas frutas eram desperdiçadas no dia a dia da comercialização da fazenda. Ela resolveu divulgar seu produto em uma rede social e, no dia seguinte, recebeu 30 pedidos.

— O primeiro passo foi apresentar o produto, eu divulguei fotos da fazenda e das laranjas. Outro fator, que eu acredito ter conquistado a clientela, foi o preço. É um produto encontrado em qualquer lugar, por que a pessoa pagaria mais caro apenas para receber em casa? — avalia Alessandra.

Alguns erros básicos cometidos por quem pretende entrar no e-commerce, de acordo com Netto Rocha, são: acreditar em informações de fontes inseguras, não definir o foco do serviço que será oferecido, acreditar que essa forma de venda é barata. Abrir a loja online é fácil, mas é preciso avaliar os problemas de logística, os gastos com publicidade e outros.

>> Assista às entrevistas sobre o tema no Bom Dia Campo

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