Quinta-feira de tempo seco em boa parte das lavouras de soja do país

Segundo a Somar Meteorologia, apenas parte do Centro-Oeste e Norte do país devem registrar volumes significativos de chuvas. Veja a previsão do tempo para 30 dias!

O dia começa com tempo firme predominando em grande parte da região Sul, Sudeste, áreas do Centro-Oeste e também do Nordeste. Já na região Norte e parte do estado do Mato Grosso, muita nuvens e instabilidades tropicais associadas a alta temperatura e umidade do ar. Na fronteira sul do Rio Grande do Sul, a aproximação de uma nova frente fria mantém provoca o aumento de nebulosidade.

SUL

Uma frente fria afastada da costa vai embora, mas o calor e a umidade da Amazônia ainda organizam temporais para a faixa leste da região Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul. Há chance para trovoadas e até mesmo queda de granizo. Ainda nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai a chuva acontece a qualquer hora. Mesmo com o tempo instável, os ventos sopram do quadrante norte, garantindo aumento das temperaturas da tarde nos três estados da Região e algumas cidades podem ter a tarde mais quente do ano.

SUDESTE

As condições de tempo não mudam muito e boa parte do dia será muito quente no Sudeste. A tarde deve registrar as maiores temperaturas máximas do ano em muitas das cidades. A chuva vem em forma de pancadas isoladas com trovoadas no fim do dia, com baixos acumulados e de forma bem pontual em São Paulo e no sul de Minas Gerais. A chuva ainda está associada à circulação de ventos no alto da troposfera, que redistribuem o calor e a umidade da Amazônia. Por outro lado, a maior parte de Minas Gerais terá menor condição para chuva e o dia será marcado pelas altas temperaturas.

CENTRO-OESTE

Pouca coisa muda no Centro-Oeste e o tempo firme persiste especialmente no leste de Goiás e no Distrito Federal. Por outro lado, as instabilidades tropicais, associadas ao calor e à umidade da Amazônia, seguem ganhando intensidade e organizam nuvens carregadas sobre os demais estados, com volumes expressivos na faixa oeste de Mato Grosso. As temperaturas máximas ficam elevadas à tarde, mas por causa da chuva não são tão extremas.

 

NORDESTE

As instabilidades seguem atuando especialmente no norte da região Nordeste, por causa da influência da Zona de Convergência Intertropical. Os acumulados são expressivos no Maranhão, mas especialmente no Piauí, não se descartando o risco para transtornos como alagamentos. Entre Ceará e Paraíba, o volume de chuva não é tão alto, mas as pancadas devem vir acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina entre poucas nuvens e no interior da Bahia a umidade fica baixa.

NORTE

Poucas mudanças ocorrem na região Norte, ainda com pancadas de chuva espalhadas na maior parte dos estados e acumulados expressivos principalmente no Pará. No nordeste paraense, além da influência da Zona de Convergência Intertropical há a formação de uma área de baixa pressão atmosférica. Em Rondônia, no entanto, o tempo segue firme, com sol entre poucas nuvens.

Veja mais notícias sobre soja