Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rabobank vê tendência de baixa em preço internacional de fertilizante

Alta do dólar pode neutralizar efeito no Brasil, alerta o bancoOs preços internacionais de fertilizantes mostram tendência de baixa no próximo trimestre, demonstra o novo relatório  sobre o setor do Rabobank. O motivo da queda dos preços é o término do pico de compra de fertilizantes pelos produtores norte-americanos.

Além disso, a China deve elevar a oferta global de nitrogênio e fosfatados, aumentando ainda mais a pressão sobre as cotações internacionais de ureia, fosfato monoamônico (MAP) e fosfato diamônio (DAP). Em contrapartida, para os produtos nitrogenados, o agravamento da situação na Ucrânia pode reduzir a oferta global, amenizando assim a tendência baixista.

Com relação ao potássio, a tendência é de estabilidade nos preços nos próximos meses, após intensa queda. O controle dos estoques pela indústria internacional e a firme demanda brasileira podem promover algum suporte aos preços.

Para o Brasil, o Rabobank informa que existe a forte demanda por fertilizantes no início de 2014 sinaliza uma alta confiança do produtor nacional em relação a safra 2014/2015, cujo plantio de inicia em setembro. Entre janeiro e abril, as compras alcançaram cerca de 7,8 milhões de toneladas, aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

As importações também cresceram no período, aumentando 27% em comparação com 2013. Como resultado, os estoques de fertilizantes no Brasil permanecem elevados. Segundo o banco, esse fato, aliado à queda nos preços internacionais de fertilizantes, pode promover um bom momento para a compra de adubo pelo produtor brasileiro nos próximos meses. O banco, no entanto, alerta que a alta do dólar pode anular o efeito de queda para os produtores brasileiros.

• Bactéria descoberta pela Embrapa que pode servir como fertilizante nitrogenado é testada no Rio Grande do Sul

• Relação de troca é uma das melhores da história entre soja e fertilizantes

Sair da versão mobile