Raça girolando é destaque na MegaLeite

Dos dois mil animais de oito raças leiteiras presentes no evento, mais de 700 são dessa origemEm Uberaba (MG), a MegaLeite está reunindo as principais raças leiteiras do país.  O bom momento do mercado de genética e de produção leiteira está atraindo novos investimentos em tecnologia. A raça mais usada pelos produtores brasileiros vai entrar no projeto Genoma, da Embrapa.   Dos dois mil animais de oito raças leiteiras que desfilam pelo parque Fernando Costa, onde ocorre o evento, mais de 700 são girolando, cruzamento de gir com holandês, que mais cresceu em percentual na venda de sêmen n

O pecuarista Jonadan Má comemora o bom momento durante a MegaLeite.  Ele acredita que o crescimento de todo setor leiteiro é sustentável, e mesmo assim se surpreendeu com as vendas do ultimo leilão nesta semana.

? Cresceu 66% em relação ao ano passado, chega até assustar. Mostra que o produtor tem condições de produzir coisa boa, leite bom com genética boa ? diz o produtor de leite Jonadan Ma.
 
O bom resultado econômico está estimulando novos investimentos em tecnologia. A Embrapa Gado de Leite está iniciando uma pesquisa para identificar o genoma da raça girolando, que é responsável hoje por 80% da produção de leite do país. O touro bochecho foi escolhido para traçar o futuro da ração em números e marcadores moleculares que vão ajudar no processo de seleção nas fazendas.

As informações vão estar disponíveis até o final de 2012. O projeto não quer apenas aumentar produção e a produtividade, mas trabalhar com todo conjunto que envolve a genética e chegar na qualidade do leite que vai dar maior eficiência no laticínio.
 
? A gente espera que estes marcadores moleculares, possam auxiliar na seleção para produção de leite, para seleção de sólidos, MO proteína, gordura. E para algumas características ligadas a  fertilidade é importante,  toda produção de leite é desencadeada por um parto, e se você tiver animais mais precoces teu custo vai ser menor. E justamente na qualidade do leite que está a preocupação de todo setor, foi o assunto do dia na MegaLeite. A prorrogação de seis meses da entrada em vigor da última etapa da normativa 51. As lideranças questionam o processo que estaria fora da realidade dos produtores brasileiros ? explica o pesquisados da Embrapa, Marcos Vinicius Silva.