Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Raças de destaque estão na maior feira de animais da França

Produção de carne atrai milhares de visitantes internacionaisA feira de pecuária francesa Sommet de L'élevage é o ponto de referência para a divulgação da genética europeia. A produção de carne atrai milhares de visitantes internacionais.

A cada ano, uma raça de corte é escolhida para ter um tratamento especial na feira, com direito ao melhor local para apresentação e maior número de animais em exposição. Este ano é da raça salers, cujos exemplares vêm crescendo na Europa.

De acordo com o presidente dos criadores da raça, Bruno Dufayet, ela vem crescendo pela rusticidade.

? A salers aumentou a qualidade maternal, e os pecuaristas querem qualidade. Além disso, o produto tem custo baixo e garante renda no final, já que gasta menos com concentrado ? explicou Dufayet.

O rebanho atualmente está estimado em 200 mil matrizes. É uma raça com aptidão para leite e carne. Entre os 18 e 20 meses, chega aos 450 quilos de carcaça. Na feira, a divulgação é completa. Há até mesmo venda de queijo com 100% de leite das vacas salers.

O foco é carne, mas o evento abre espaço para o leite. No setor, o destaque é a raça mombeliard, que produz em media 17 mil litros por lactação.

A Sommet de L’élevage é a chance de todas as raças conquistarem mercado, desde as menos expressivas como a partehenaise, do norte da França, e a Cascon, do sudoeste do país, até as conhecidas dos brasileiros como a blonde dactaine, que é a terceira maior em produção na França.

No Brasil, acontece uma retomada, com mudança de conceito. É o que explica Geronimo Negri, que trabalha com genética de melhoramento.

? O casamento perfeito de blonde com nelore tem um futuro importante no Brasil. O cruzamento com raça zebuína tem ganho de peso e menos custo. O Brasil quer carne com muito marmoreio para exportar em outras partes do mundo ? avaliou Negri.

Sair da versão mobile