Rally da Safra constata que lavouras precoces de soja foram beneficiadas pelo clima

Chuvas prejudicam safra de ciclo normalO projeto Rally da Safra está na oitava edição, e termina no dia 27 deste mês. Neste ano, a expedição conta com 10 equipes de engenheiros agrônomos, percorrendo 11 Estados para fazer o mapeamento da produção de grãos.

O projeto visa a analisar e somar as informações sobre como anda a safra de grãos nas principais regiões produtoras. Durante a expedição, são coletadas amostras e feitas análises de umidade. No levantamento é possível verificar se a lavoura é transgênica ou convencional. Uma coleta de informações completa, para soja e milho, desde espaçamento, número de plantas, produtividade e solo.

O agrônomo André Debastini passou por Goiás e esta semana está no triângulo mineiro. Por enquanto, percebeu que o milho está com um bom desenvolvimento:

? A gente constatou um potencial bom, com exceção de algumas lavouras que vimos ontem com solo mais raso que as lavouras sofreram com período mais seco em janeiro. A maior parte das lavouras de milho que a gente avaliou tem um potencial muito bom. Mas é interessante o que estamos observando ao longo dos anos, pois a tecnologia vem crescendo muito, e o produtor está adotando esta tecnologia.

A equipe conta com um estrangeiro, o engenheiro agrônomo Corey Cherr, de Chicago (EUA). Para ele existe uma variabilidade muito grande, mas a produtividade é muito boa. Cherr quer visitar mais áreas para ter uma ideia melhor sobre a safra brasileira.

No Rally da Safra, que começou em 31 de janeiro, os técnicos constataram que as lavouras de soja precoce, que já foram colhidas, foram beneficiadas pelo clima. Mas a maior parte da produção nacional é de ciclo normal, e as chuvas concentradas nas últimas semanas estão gerando prejuízos em algumas regiões.

? A soja neste ciclo precoce, que a gente já terminou de avaliar, teve um bom desenvolvimento nas principais regiões de produção, tanto Mato Grosso como Goiás e no Paraná e se desenvolveu muito bem. Houve um atraso no seu plantio em função do atraso no início das chuvas, porém o clima se desenvolveu de uma maneira muito boa para a soja. O produtor terá perdas sem dúvida alguma, como acontece todo ano quando há um pouco de chuva no período de colheita, mas o potencial da safra é muito bom este ano. Algumas regiões, sem dúvida, vão perder porque vão estar com chuva na hora da colheita. Já vimos isso em algumas áreas que visitamos, mas no geral temos um potencial de safra muito bom ? esclarece Debastiani.