Ratos em plantações, silos, máquinas, celeiros e até mesmo dentro de casa. Esse é o cenário perturbador que muitos fazendeiros do sudeste da Austrália estão enfrentando. Na última semana, uma infestação de ratos domésticos se espalhou pela região causando preocupação ao setor produtivo e à saúde pública.
Em vídeos que circulam pela internet, as imagens são capazes de causar arrepios até mesmo aos de “estômagos fortes”. Em uma das filmagens, é possível ver centenas de roedores saindo de dentro de uma colheitadeira. “Parece uma cascata de ratos”, comentou um internauta em rede social. Já em outro, o chão de um contêiner virou praticamente movediço devido à quantidade de ratos.
De acordo com o governo local, a situação se agravou após um grande período de seca. Com a recuperação das fazendas, volta da umidade no solo e poucos predadores naturais, os camundongos começaram a se reproduzir de forma rápida.
Segundo o jornal The Guardian, a praga já causou prejuízos avaliados em milhões de dólares para produtores, levando o governo a criar um pacote de auxílio emergencial de US$ 50 milhões. Além disso, o vice-primeiro-ministro do país, Michael McCormack, anunciou que os órgãos responsáveis começarão a distribuir venenos químicos aos produtores totalmente de graça para combater as invasões e preservar o que ainda resta da safra de algumas culturas.
Com a crise não mostrando sinais de diminuir, alguns agricultores estão evitando plantar safras de inverno por medo de danos às sementes recém-plantadas e grãos amadurecidos.
No início de maio, o departamento de Autoridade Australiana de Pesticidas e Medicamentos Veterinários (APVMA) concedeu uma licença de uso emergencial para permitir que os agricultores cobrissem parte dos locais da propriedade com fosfato de zinco de dupla força. Na cidade, os moradores foram instruídos a consertar buracos em suas casas com lã de aço, colocar lacres nas portas e fazer o descarte correto das sobras de comidas.
Ratos causam até incêndio
Na última sexta-feira, 21, na cidade australiana de Nova Gales do Sul, uma mãe e três filhos ficaram desabrigados depois que ratos destruíram a fiação de sua casa causando um incêndio no local.
“Felizmente, meus filhos saíram ilesos e estavam parados no jardim da frente quando cheguei ao local”, disse Rebekah Ward. Segundo matéria do site do jornal local News.com.au, ao chegarem no local para apagar o fogo, a equipe de bombeiros relatou ter visto ratos se jogando pela janela, desesperados para fugir das chamas.
Risco à saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais. Sendo as mais comuns leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.