Basta perguntar para qualquer caminhoneiro. O preço do diesel incomoda e faz a diferença no valor final do frete.
? Tem Estados que é muito caro devido ao preço do óleo a distância que tem que levar, então varia muito de lugar pra lugar ? conta o caminhoneiro Hélio Freire.
Na época da safra muitos já sabem, alguns postos aproveitam e aumentam o valor.
? O diesel normalmente sobe em alguns postos e alguns abaixa ? relata o caminhoneiro Davi dos Santos.
Mesmo assim o valor da gasolina foi reajustado em 10% e o diesel em 2% nesta terça. Para evitar que o reajuste chegue ao consumidor final, o governo abriu mão, no caso do diesel, de R$ 0,023 por litro, referente à contribuição de intervenção no domínio econômica, a Cide. A medida não deve provocar impactos para produtores rurais e caminhoneiros, garante o pesquisador do Cepea, Mauro Osaki. Segundo ele os custos agrícolas não vão sofrer alterações.
? Nós estamos presenciando pela Portaria, na última semana assinada pela presidente Dilma, está abrindo mão desta contribuição e aí no caso da bomba zera. Quer dizer, nós não vamos ter este efeito no custo de produção agrícola, nós não vamos presenciar pelo menos neste curto prazo ? afirma.
De qualquer forma, segundo o superintendente da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, Gonçalves dos Reis, o setor deve ficar em alerta. Alguns postos podem aproveitar o reajuste para repassar o aumento aos caminhoneiros.
? Se você fizer as contas empata, não haveria matematicamente motivo para que os postos reajustassem o diesel. Obviamente que alguns postos mais oportunistas vão aproveitar este pretexto para fazer algum reajuste, mas de qualquer maneira ela não será significativa ? aponta.
Com a redução da Cide na gasolina e no diesel, o governo vai deixar de arrecadar até junho do ano que vem R$ 2 bilhões. Metade deste valor seria investido no setor dos transportes.
? Obviamente que este dinheiro deveria ser constitucionalmente aplicado na infra-estrutura de transportes mas o que a gente sabe é que metade disto está indo pra este destino. A outra metade está sendo desviada. Então de certa forma o setor de transportes também perde porque teremos R$ 1 bilhão a menos de investimentos na infra-estrutura ? ressalta Reis.