Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Receita dos produtores de Mato Grosso sobe em 2015

Segundo Imea, arrecadação dos produtores do estado está maior que no mesmo semestre de 2014, alta do dólar é o principal motivo

A soja mato-grossense está mais competitiva internacionalmente em 2015, avalia o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com dados das exportações brasileiras neste semestre. O principal motivo é o dólar, visto a receita por tonelada escoada em negociações com a moeda norte-americana estão bem inferiores ao que foi projetado.

• Indea estabelece medidas para controle da Amaranthus palmieri

Segundo o Imea, o índice da receita em real indica patamares um pouco mais elevados em 2015, devido à taxa de câmbio, que desde março tem sido a protagonista sobre o preço no mercado interno. Em resumo, os compradores estão pagando menos pela soja em dólares e os vendedores estão recebendo mais em reais.

Escoamento

O primeiro semestre de 2015 acumulou o escoamento de 9,66 milhões de toneladas de soja em grão mato-grossense, indicando um atraso de 1,3 milhão de toneladas ante o mesmo período de 2014, indica o Imea. Porém, a janela de escoamento da soja deve se estender neste ano além do primeiro semestre e por isso essa defasagem pode ser compensada nos próximos meses.

Agosto decisivo nos EUA

Os grandes volumes de chuvas ocorridos em junho e julho deste ano pesaram negativamente sobre grande parte das lavouras de soja norte-americanas. O último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de condições das lavouras indica média abaixo à da última safra, porém, ainda assim com condições acima da média dos últimos cinco anos.

• Saiba como escolher a cultivar de soja ideal

Além disso, nem todos os estados estão com qualidade das lavouras inferiores à de 2014, como Iowa e Minnesota, que apresentaram até agora boas condições para o cultivo da soja. O mercado climático, como de costume para esta época, está ditando o ritmo dos preços em Chicago, conseguindo manter no curto prazo a tendência de alta.

No entanto, o clima de agosto é o principal parâmetro para a consolidação da safra de soja no país. Caso as previsões de boas condições para o próximo mês se confirmem, os preços podem mudar de direção, voltando a precificar o fundamento de uma grande safra que está por vir.

Com informações do Imea.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile