Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Receita Federal prorroga prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Declaração agora pode ser feita até o dia 31 de maio deste ano. Prorrogação tem objetivo de minimizar eventuais prejuízos causados pela pandemia

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5 de abril, a Instrução Normativa nº 2.077, que prorroga para 31 de maio de 2022 o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas.

Segundo informou a Receita, o imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.

site da Receita Federal para declaração de imposto de renda
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal disse, ainda, que a prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

São obrigadas a declarar o Imposto de Renda as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28,5 mil durante 2021. A declaração pode ser feita por meio do programa disponibilizado no site da Receita Federal.

Sair da versão mobile