Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Recomposição de APPs volta ao texto do Código Florestal

Trechos suprimidos pelo relator Paulo Piau voltarão a ser apreciadosO relator do Código Florestal (PL 1876/99), deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), reformulou o seu parecer. A mudança foi realizada porque o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), deferiu a questão de ordem do deputado Sarney Filho (PV-MA) sobre a recomposição de áreas de preservação permanente (APPs) a 15 metros em torno de rios com até 10 metros.

Segundo Maia, como casa iniciadora, a Câmara tem a prerrogativa de manter o texto inicialmente aprovado de um projeto em detrimento daquele feito pelo Senado, mas não pode suprimir partes que tenham sido aprovadas pelas duas casas. Piau também voltou atrás e recomendou a aprovação do parágrafo do texto que garante um gatilho aos pequenos produtores para limitar a recomposição das APPs à área de Reserva Legal.

Regimento Comum

Outra questão de ordem, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), foi rejeitada pelo presidente da Câmara. Valente sustentou que o Regimento Comum do Congresso impede o relator de suprimir trechos de um artigo ou parágrafo do texto.

Entretanto, Maia explicou que o Regimento Comum só é usado subsidiariamente quando o Regimento Interno da Câmara não prevê regra sobre o tema. O presidente da Casa disse que o Regimento permite a exclusão de partes do texto.

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado

Sair da versão mobile