Recuo da inflação se deve a preços agrícolas, diz Mantega

Ministério da Fazenda revisou para 5,2% estimativa para 2010O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça, dia 10, que o recuo da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no segundo trimestre do ano foi causado pela queda nos preços dos produtos agrícolas, que sofreram forte elevação nos primeiros meses de 2010.

? A inflação está abaixo das expectativas de mercado. O IPCA acelerou no começo do ano, mas já está menor do que nos anos anteriores ? disse o ministro.

? Isso prova que de fato não havia inflação de demanda, mas um choque de oferta. Os preços agrícolas em um determinado momento elevaram os preços da economia e agora caíram ? completou.

A sétima edição do documento Economia Brasileira em Perspectiva, divulgada nesta terça pelo ministério, revisou para 5,2% a estimativa para a inflação em 2010. Na edição anterior, a previsão era de um porcentual próximo a 5%.

? Trabalhamos com a projeção de 5,2% para o IPCA este ano. Agora a Focus já está abaixo do nosso, isso que é bom ? disse Mantega, referindo-se à pesquisa realizada pelo Banco Central com o mercado e divulgada na segunda, dia 9, cuja estimativa para o IPCA recuou em 2010 caiu de 5,27% para 5,19%.