Maior polo produtor de verduras e leguminosas do Sul do Estado, o distrito de Santa Rita tem 130 pequenos produtores atuando nos 40 hectares de lavoura. Os produtos são comercializados diretamente com os supermercados da região. Segundo o presidente da Associação de Produtores e Agricultores Rurais, Carlos Roberto de Carvalho, os benefícios chegaram antes mesmo da inauguração da via. O recapeamento asfáltico feito em junho de 2011 acabou com os buracos e, consequentemente, os problemas de interrupção da estrada em dias de chuva.
Para evitar prejuízos com manutenção de veículos devido às péssimas condições da estrada, os distribuidores preferiam trafegar por uma via vicinal que liga Santa Rita ao município de Volta Redonda, um trajeto 20 quilômetros maior que o atual. Segundo Carvalho, cerca de 80 caminhões e caminhonetes auxiliam no escoamento da produção e os gastos com reparos chegavam a R$ 3 mil por veículo a cada semestre. A economia será investida em novas tecnologias para aumentar a produção na entressafra, que vai do fim de janeiro a meados de abril.
– Vamos estudar os métodos aplicados em Mogi das Cruzes, em São Paulo, e adaptar o modelo à nossa produção. Cada investimento representa a redução de custos e ganho na qualidade, o que vai nos permitir ainda a diversificação de culturas, apostando em produtos que ainda não são do nosso domínio – disse o produtor.