Para ter acesso à verba, os agricultores devem ir até as agências bancárias. É preciso preencher um requerimento que será encaminhado à Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que ficará responsável pelos laudos das perdas. O prazo para receber a visita do técnico será de 15 dias, a partir do preenchimento do documento nos bancos.
O acesso às medidas anunciadas pela União foi o tema da reunião entre entidades da agricultura familiar de Santa Catarina, técnicos do governo federal e representantes dos bancos.
Nesta semana o Conselho Monetário Nacional aprovou a criação de uma linha de crédito, dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de até R$ 100 milhões, para construção e revitalização das propriedades atingidas pela chuva. Também foi aprovada a contratação de novos créditos de custeio para os produtores recuperarem as lavouras.
Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de ampliação de crédito para habitação rural. A medida está em análise no Ministério das Cidades.
Na semana que vem, o governo de Santa Catarina e representantes dos produtores rurais vão se reunir com as entidades financeiras para falar sobre as formas de garantia que serão concedidas aos agricultores.