O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva em São Paulo. O investimento pode chegar a US$ 2,2 bilhões. É um aumento de 40% em relação ao que foi investido pela empresa no Brasil este ano. A previsão é criar 10 mil novos empregos diretos em 2010.
A maior parte do investimento vai ser usada para a abertura de quase 110 novas lojas. Mais da metade dessas unidades vai ser voltada para as classes C, D e E. A aposta do Walmart está no aumento do poder aquisitivo e da massa salarial dessas classes mais baixas.
A ascensão da classe baixa foi um dos temas abordados pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que também participou do evento. Otimista para 2010, o ministro acredita que a demanda interna deve continuar aquecida, mesmo depois que o governo retire alguns incentivos, como a redução do IPI. Questionado sobre o risco que um possível aumento dos juros em 2010 poderia trazer para o consumo interno, Miguel Jorge disse que não há razão para que isso ocorra.
Apesar de não detalhar os números, o presidente do Walmart no Brasil, Héctor Nuñez, informou que o faturamento este ano deve superar os R$ 17 bilhões obtidos em 2008.