Na última quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic para 13,25% ao ano, com corte de 0,50 ponto percentual. Esta foi a primeira vez que o BC diminuiu os juros básicos da economia em 3 anos. No geral, a baixa foi elogiada por entidades do setor produtivo.
Ao jornal Mercado & Companhia, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, comentou os impactos da redução da Selic sobre o agronegócio. Segundo Meirelles, apesar de os juros terem caído, ainda será preciso que a economia “faça sua lição de casa”, mencionando o arcabouço fiscal e a reforma tributária como pontos importantes para melhoria do cenário.
“Precisamos consolidar todos esses pontos para que o Banco Central possa diminuir os juros”, disse ele, reforçando a necessidade de novas reduções – como alguns ministros já estimaram. “É um absurdo o que é cobrado de juros para a sociedade como um todo”, declarou.
Esgotamento de crédito trimestral do Plano Safra
Noticiado ontem (2), algumas linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para este trimestre já se esgotaram. Na entrevista, o representante da Faesp também comentou sobre o assunto. “Realmente estão acabando as linhas de financiamento. Foram liberados R$ 400 bilhões, mas nós utilizamos mais de um trilhão de reais. Por isso que a taxa de juros é importante”, afirmou.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.