Entre janeiro e setembro deste ano, os embarques passaram de 40 milhões de toneladas, número 23,4% acima de todo o volume exportado em 2012. Este aumento, alerta a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), resulta em falta do produto do grão para a produção do farelo de soja. Inclusive, a entidade destaca que os estoques de farelo nas agroindústrias estão baixos.
A pouca oferta tem encarecido a ração das aves, o que faz os avicultores temerem o retorno do cenário de 2012, onde empresas demitiram funcionários, pararam a produção ou fecharam as portas.
– O que preocupa o setor produtivo de frango, de ovos, de suínos é que, com esses preços da soja, nós já estamos tendo um incremento de custo de produção do frango vivo, do ovo e do suíno, e isso vai se refletir nos preços de venda dos nossos produtos. – explica Erico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura.
Representantes do setor afirmam que os valores ainda não foram repassados para o produto, mas, se o governo não garantir políticas de abastecimento do mercado interno, o repasse será inevitável.