Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Redução do PIB chinês deve ter pouco impacto sobre soja, diz AgRural

País asiático vai reduzir meta de crescimento para 7,5% em 2012A redução da meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China para 7,5% em 2012 deve ter pouca influência sobre o mercado da soja, pelo menos num primeiro momento. O país asiático é o maior importador mundial da oleaginosa, mas não deve alterar suas perspectivas de compras no curto prazo porque a soja é matéria-prima para ração, e portanto um produto de alimentação básico, de acordo com Daniele Siqueira, analista da AgRural.

— O primeiro impacto deve ser sobre produtos ligados mais ao setor industrial, como o algodão. Em relação aos preços na bolsa de Chicago (CBOT), pode haver algum efeito psicológico, mas uma grande queda por causa disso, não — disse. Nesta segunda, dia 5, os contratos futuros operavam com leve alta no início do pregão.

Ela lembra que em 2011 a China importou 3,9% menos do que em 2010, de acordo com a Administração Geral Alfandegária, e que isso aconteceu não apenas pelo cenário de desaceleração econômica no país, mas também por margens negativas da indústria esmagadora e porque o governo reduziu o crédito para tentar segurar a inflação. “E como eles já tinham estoques altos, havia margem de manobra para importar menos”, disse Daniele. “Mas temos percebido que a China começa a estabilizar as importações de soja, até porque não dá para crescer o tempo todo como vinha crescendo.”

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse em um discurso na abertura do Congresso, nesta segunda-feira, que o país pretende crescer 7,5% neste ano, depois de definir a meta de 8% durante oito anos consecutivos, de acordo com informações da Dow Jones.

Sair da versão mobile