Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reflexos da crise global no setor leiteiro do Brasil devem aparecer em 2009

Queda no preço do litro pago ao produtor se agravou a partir de julhoNa segunda reportagem da série especial do Bom Dia Campo sobre os efeitos da crise econômica mundial nas cadeias do agronegócio brasileiro, você vai ver como está a situação dos produtores e da indústria de leite. A produção brasileira, que foi de 26,4 bilhões de litros em 2007, ainda deve crescer em torno de 4% neste ano. Mas a queda no preço do litro de leite pago ao produtor se agravou a partir de julho (Assista à reportagem).

O mercado internacional tem no preço do leite em pó o termômetro para a escala de produção. No ano passado, quando houve uma euforia de investimentos no setor em todo país, a cotação chegou a US$ 5,7 mil a tonelada, mas já caiu pela metade. Com relação à avalanche financeira que começou em Walt Street, os reflexos no leite devem aparecer em 2009.

O crescimento rápido na produção mundial de leite veio com a entrada de novos países produtores, mudando a geografia do setor. É o que explica o presidente da comissão de leite de Minas Gerais. Eduardo Dessimoni acredita em queda no consumo de lácteos nos próximos meses.

Sair da versão mobile