O morango é uma das frutas mais apreciadas e saborosas no Brasil, sendo amplamente utilizado em diversas receitas. Além disso, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e geração de empregos em várias regiões. É o caso do sul de Minas Gerais, onde 25 municípios representam mais de 60% do cultivo nacional dessa fruta.
Um exemplo dessa região é a Serra da Mantiqueira, conhecida por seu clima ameno que proporciona condições favoráveis aos agricultores. Destacam-se nessa área os municípios de Bom Repouso, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Senador Amaral e Pouso Alegre.
Dirceu Avelino Pereira é um dos produtores de morango em Pouso Alegre (MG), que possui uma plantação de sete mil pés da fruta em estufa e utiliza o método de irrigação por gotejamento.
“Aqui na roça, principalmente nesta época do frio, se produz só o morango porque é mais lucrativo. Vender é fácil, é só embalar e deixar que o colhereiro vem pegar”, disse.
Investimento
Joelma Ribeiro e o marido também investiram no morango. Hoje são três mil pés de fruta na propriedade da família. O casal e os três filhos colocam a mão na massa para garantir mais renda para todos.
“A gente trabalha há mais de 30 anos com morango e ele é o fio condutor de tudo aqui. Quem trabalha com bolos gosta de comprar o meu morango”, afirmou.
Além disso, com muita criatividade e determinação, Joelma começou a produzir geleias de morango no quintal de casa. Ela participou de um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e agora produz dois tipos: com e sem açúcar. Na região, as geleias fazem o maior sucesso.
“Foi uma forma de aproveitar os moranguinhos que as vezes não servem para o mercado. Então a gente congela e usa para fazer a geleia. O pessoal experimentou, gostou, então comecei a vender. Às vezes vendo mais a sem açúcar do que a tradicional”, disse Joelma.
Importância da produção do morango
O Senar Minas, em parceria com o Sindicato Rural de Pouso Alegre, tem dedicado tempo e atenção aos produtores de morango. Atualmente, 60 famílias são atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial, além dos cursos de formação profissional.
“Nós temos cursos, que não são específicos do morango, mas são da área da culinária, na produção de polpa e geleia. Temos cursos sobre defensivos, equipamentos, produção de mudas, que auxiliam no cultivo do morango. Em relação à fruticultura em si, o instrutor qualificado na área consegue tirar as dúvidas”, explicou a agente de Desenvolvimento Rural do Senar Minas, Angelita Cruz da Silva.
A produção de morango é importante para a região sul de Minas. Por isso, as prefeituras buscam investir em obras públicas e em programas que incentivem a atividade. “Nós temos grandes produtores gerando empregos e renda para o município.
“Dessa forma, a prefeitura incentiva esses produtores, mantendo as estradas transitáveis e adquirindo subprodutos do morango para serem consumidos nas escolas”, disse o prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Silva Fonseca.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.