Regiões Sudeste e Centro-Oeste continuam com tempo muito seco

A situação é mesma dos Estados Unidos, que só deve ver algum volume considerável de chuvas em agosto. Já no Sul do Brasil as chuvas persistem

O desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Uruguai e o sul do País provoca chuva entre fraca à moderada intensidade no leste gaúcho e catarinense, nesta quinta-feira (26). Em Porto Alegre esta madrugada não parou de chover, mas foi de maneira fraca. A intensidade maior mesmo aconteceu no início da quarta, onde os acumulados foram mais elevados. Aliás, os maiores volumes de água, nas últimas 24 horas, se concentrou na metade leste desses dois estado. E Florianópolis, só neste período já choveu mais do que sua média histórica de julho.

Estados Unidos

Existe uma diminuição na umidade do solo das lavouras americanas de soja. Até pelo menos o dia 29 de julho, essa condição não irá melhorar, já que a previsão é de tempo seco nos principais estados produtores e isso pode piorar um pouco a condição das lavouras. Segundo a meteorologia a situação só será amenizada a partir de agosto, mas os volumes maiores só serão vistos no Sul dos estados Unidos, com 55 milímetros acumulados. Na região do cinturão agrícola, apenas 5 milímetros.

SUL

Novas pancadas de chuva ocorrem em quase todo o Rio Grande do Sul. Não chove somente na faixa oeste do estado, na fronteira com a Argentina, onde o dia será de céu nublado. Um sistema de baixa pressão atmosférica que se encontra no sul do país ainda mantém as chuvas volumosas na faixa leste do Rio Grande do Sul. A chuva também avança sobre Santa Catarina e o sul e o leste do estado paranaense, tudo por conta desse sistema, que se desloca para o mar. Aliás, a instabilidade também apresenta volumes consideráveis no sudeste de Santa Catarina, já no Paraná serão apenas pancadas isolada. As temperaturas seguem com pouca variação, por conta da grande presença de nebulosidade.

SUDESTE

O tempo seco predomina em grande parte da região Sudeste. Apenas nas faixas litorâneas que os ventos úmidos do oceano favorecem a formação de nebulosidade. Há condições para chuva somente no Espírito Santo, porém de intensidade fraca/moderada e sem risco para transtornos. No interior de São Paulo e Minas Gerais, como o tempo permanece seco, há condições para a umidade continuar baixa e entrar em estado crítico.

CENTRO-OESTE

O tempo seco predomina em toda a região Centro-Oeste. Não há condições para chuva, mantendo a umidade relativa do ar em estado crítico em toda a região, durante o meio da tarde. As temperaturas se mantêm elevadas e a sensação de calor predomina no norte do Mato Grosso.

NORDESTE

As chuvas persistem na faixa leste do nordeste, porém não há risco para acumulados elevados, as chuvas são de intensidade fraca e o sol aparece entre nuvens ao longo do dia. Nas demais áreas da região o tempo permanece firme, inclusive no litoral norte, entre Fortaleza e São Luís, onde o sol brilha entre poucas nuvens e não há condições para chuva.

NORTE

O tempo segue chuvoso nas áreas ao norte da região Norte do país. Há condições para chuvas fortes e volumosas entre Roraima e o Amapá. Essa chuva vem seguida de descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade forte. No locais mais ao sul da região, entre Acre e Tocantins, o tempo segue firme e o ar seco.

Sexta-feira

SUL

A chuva perde força em grande parte da região Sul. São esperadas pancadas isoladas apenas na faixa do litoral norte gaúcho até a região portuária do Paraná, entretanto, essa chuva será de intensidade fraca/moderada, com pancadas de chuva isolada. Os ventos passam a soprar do quadrante norte, o que favorece o aumento das temperaturas com relação ao dia anterior, porém, de manhã a sensação ainda é de frio.

SUDESTE

O tempo volta a ficar seco em toda a região Sudeste do Brasil, sendo a única exceção
o norte do estado do Espírito Santo, onde os ventos úmidos do oceano provocam chuva com
intensidade fraca. Nas áreas do interior da região o tempo continua firme, com sol entre poucas
nuvens, porém os níveis de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos à tarde, já na faixa leste, a
umidade é razoavelmente elevada, por conta dos ventos úmidos do mar.

CENTRO-OESTE

O dia continua seco e sem previsão de chuva para toda a região Centro-Oeste. As temperaturas seguem amenas no período da manhã e ao longo do dia sobe gradativamente, aumentando a sensação de calor. Além disso, por conta do tempo seco, a umidade relativa do ar volta a ficar baixa à tarde.

NORDESTE

As condições para chuva aumentam no noroeste do estado do Maranhão, onde deve chover no decorrer da tarde. O estado Cearense segue com sol entre nuvens, mas sem chuva. Na faixa leste da região chove ao longo do dia, porém de forma isolada e de intensidade fraca. Os ventos permanecem mais intensos na costa sul da Bahia e litoral norte da região.

NORTE

Na sexta-feira as condições meteorológicas seguem parecidas na região Norte. A chuva persiste nas áreas ao norte, onde devem ser observados acumulados elevados de chuva. Já na faixa sul o predomínio é de tempo seco. Nos locais entre o sul do Pará e Tocantins os níveis de umidade são críticos, favorecendo as condições para queimadas.

Sábado

SUL

No sábado a chuva volta a se espalhar por todo o estado gaúcho e catarinense, com pancadas de chuva de baixos acumulados. Um outro centro de baixa pressão atmosférica avança sobre o Rio Grande do Sul, vindo do Uruguai, e os ventos úmidos e mais aquecidos vindos da Argentina e Paraguai, ajudam a formar novas instabilidades, se desenvolvendo desde a fronteira oeste até o extremo sul catarinense.

SUDESTE

O tempo seco predomina na maior parte da região Sudeste, com exceção das áreas próximas ao litoral devido à umidade transportada pelos oceanos. Apesar disso, não há previsão para chuva e o dia será de poucas nuvens nessas áreas. As temperaturas sobem gradativamente ao longo do dia e faz calor nas localidades do interior paulista e mineiro.

CENTRO-OESTE

No sábado o calor intensifica no norte do Mato Grosso e oeste de Goiás. O sol brilha em toda a região e o dia começa com temperaturas mais amenas no Mato Grosso do Sul. O final de semana promete começar bastante quente e novamente os índices de umidade relativa do ar entram em estado crítico no período da tarde.

NORDESTE

No sábado a chuva fraca e isolada persiste em toda a faixa litorânea, devido aos ventos úmidos que sopram em direção a costa. O interior da região continua seco e com sensação de calor extremo.

NORTE

No sábado, a chuva continua concentrada na faixa norte da região Nortista, com acumulados elevados no extremo norte do Amapá.

Veja mais notícias sobre soja