Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Reinhold Stephanes aponta caminhos para Brasil aumentar produtividade em 20 anos

Para ex-ministro, meta só pode ser alcançada a partir da sustentabilidadeO ex-ministro da Agricultura e deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) apontou, em palestra na ExpoLondrina 2011, os caminhos que o país deve tomar para aumentar a produtividade nos próximos 20 anos. O parlamentar participou do Fórum Canal Rural, realizado nesta sexta, dia 15, em Londrina (PR), e levantou desafios e impactos relacionados ao substitutivo do Código Florestal.

De acordo com Stephanes, enquanto a maioria dos países precisa dobrar a produção em 40 anos, o Brasil precisa chegar a essa meta na metade do tempo. Para ele, a produção só pode ser cumprida com sustentabilidade, e citou quatro premissas para garantir a produção.

O ex-ministro afirmou que a primeira delas é aumentar a eficiência das culturas.

? A cada 10 unidades adicionais, sete vêm por eficiência ou produtividades. Então, 70% do que precisamos de adicional pode vir por esse caminho ? aponta.

Outro ponto é a incorporação de áreas de pastagens para a produção. Isso garantiria, de acordo com o parlamentar, cerca de 50 milhões de hectares. O terceiro item citado por Stephanes seria o desmatamento de algumas áreas do Cerrado. Por último, apontou a irrigação como ponto para garantir a meta.

? Nessa parte de tecnologia, estamos muito bem situados. Nos últimos 10 anos, o Brasil foi o país que mais cresceu em eficiência. Ainda não é o mais eficiente, mas podemos nos tornar o mais eficiente nos próximos 10 ou 15 anos.

Crítica

Durante as perguntas do painel, o deputado criticou o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e disse que o setor tumultua ao criar posições radicalizadoras.

? A questão ambiental virou monopólio de ambientalista. Só que, entre ser ambientalista e entender de meio ambiente, há uma diferença enorme. E muita gente sem conhecimento comandou as mudanças nos últimos anos ? completa.

O Fórum foi promovido pelo Canal Rural em parceria com a Sociedade Rural do Paraná. Além do ex-ministro, participaram do debate deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), o representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Carlos Augusto Albuquerque e a promotora de Justiça Luciana Lepri, integrante da Liga Mundial dos Advogados Ambientalistas. O tema do painel foi “O Desafio de Produzir e Preservar”.

Veja também:

Código Florestal deve ser tratado sem ideologia, defende deputado

– Promotora nega conflito entre ruralistas e ambientalistas quanto ao Código Florestal

Sair da versão mobile