Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Relação de troca é uma das melhores da história entre soja e fertilizantes

Desvalorização do dólar contribuiu para queda nos preços de adubos importadosA relação de troca é uma das melhores da história. A afirmação é do analista de mercado, Carlos Cogo. Para ele, o momento de comprar fertilizantes é agora.

– Quem ainda não comprou os fertilizantes para a próxima safra ainda tem chance de pegar bons preços no mercado. A tendência é baixista para as cotações dos fertilizantes nitrogenados e fosfatados. O produtor que precisa de potássio, no entanto, deve se antecipar, pois a previsão é de alta – aponta Cogo.

Diante da valorização da soja no mercado internacional, a relação de troca de grão por adubo no Brasil chamou atenção dos produtores. Em Mato Grosso, 80% dos fertilizantes da safra 2014/2015 já foram comercializados, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

• Leia mais sobre soja

Os preços médios em dólar por toneladas nos primeiros quatro meses deste ano,  recuaram 20% para ureia em comparação com o mesmo período em 2013. Já o potássio apresentou queda maior, de 32%, como apontam os dados sobre a importação de fertilizantes computados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

A desvalorização do dólar contribuiu para queda nos preços de adubos importados. Do início do ano até agora, o dólar recuou de R$ 2,40 para R$ 2,22, cotação da moeda americana nesta quinta, dia 29.

Um levantamento feito pela Scot Consultoira aponta que de janeiro a abril de 2014 foram entregues 7,77 milhões de toneladas de adubos ao consumidor final, 8,1% mais, frente ao mesmo período do ano passado. A expectativa para 2014 é de que o volume entregue fique entre 32 e 33 milhões de toneladas. O recorde foi em 2013, de 31,08 milhões de toneladas. Para atender esta maior demanda as importações aumentaram. Nos quatro primeiros meses foram importadas 7,77 milhões de toneladas de adubos, 27,0% mais em relação a igual período de 2013. 

Sair da versão mobile