O primeiro encontro foi com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da reforma ambiental na Câmara. Jorge Viana pediu a colaboração de Aldo, dizendo que o relatório do Senado não pode partir do zero.
? A partir desse projeto que agora é real, concreto, a gente vai discutir em cima dos temas que ainda tem um grau de divergência importante e que podem até mudar o sentido. Eu acho que a gente tem que trabalhar para dar uma segurança jurídica para aqueles que querem trabalhar e produzir dentro da lei, mas ao mesmo tempo trabalhar para que o meio ambiente não saia perdendo ? disse Jorge Viana.
Aldo Rebelo falou sobre o encontro e disse que os pontos principais são proteger a atividade econômica, além de o Brasil continuar com sua vocação preservacionista.
? [O objetivo é] assegurar que o país continue tendo a sua vocação civilizatória e preservacionista e, ao mesmo tempo, proteger a atividade econômica dos agricultores, principalmente os pequenos que precisam ter apoio do estado e da legislação ? falou Rebelo.
Logo após, Jorge Viana esteve com a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, para definir pontos de convergência. A ministra não falou com a imprensa.