Aldo Rebelo foi chamado ao Palácio do Planalto para explicar porque as alterações do Código Florestal não atenderam todos os pontos defendidos pelo governo. O dia seguiu inteiro de negociações.
? As convergências já estão consolidadas entre o que pensa o governo e o relatório do deputado Aldo e considero que avançamos muito, chegamos a um quase acordo em 100% ? conta o deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), líder do governo.
Só que o Partido Verde ameaça obstruir a votação se as reivindicações ambientalistas não forem atendidas. Os ruralistas também reclamam. Dizem que áreas consolidadas de produção agrícola não foram atendidas.
? São áreas consolidadas que você tem alguma atividade econômica. Se você tirar da produção, você quebra o Brasil e com isso nós queremos que se respeitem essas áreas ? ressaltou o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).
O relator acabou cedendo as pressões e está disposto a fazer concessões para fechar um acordo que possibilite a votação da matéria em plenário o quanto antes, de preferência nesta quarta, dia 4.