Um grupo de trabalho formado por especialistas em pesquisa agropecuária apresentou nesta quinta-feira (5) ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, um relatório com propostas para modernizar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O objetivo, segundo o documento, é tornar a Embrapa mais ágil, eficiente e assegurar que ela continue desempenhando seu papel de liderança no setor.
Durante a entrega do documento, Fávaro responsável destacou a importância da Embrapa como uma instituição de pesquisa de destaque a nível nacional e internacional.
“Nesses nove meses de governo eu consegui perceber o quanto a Embrapa é querida, não só no Brasil. Em todas as viagens internacionais, todos querem saber da empresa e fazer cooperação. Isso demonstra a magnitude da grandiosidade e da missão que temos em mantê-la nesse patamar de referência”, afirmou.
Ao longo dos últimos 50 anos, a Embrapa desempenhou um papel crucial ao transformar o Brasil de um importador de alimentos em um líder global na produção de alimentos.
Agora, o ministro Fávaro planeja apresentar o documento ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a implementação das propostas sugeridas pelo grupo no relatório.
Segundo ele, trata-se de um projeto de modernização que deverá encher de orgulho todos os brasileiros ao verem a Embrapa continuando a sua trajetória de excelência.
Além do ex-presidente Silvio Crestana, o Grupo de Trabalho conta com a participação de profissionais da área de pesquisa agropecuária, incluindo Ana Célia Castro, Roberto Rodrigues, Luís Carlos Guedes Pinto e Pedro Camargo Neto.