Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Relatos de ferrugem da soja nesta safra estão acima das médias anteriores

Goiás é o Estado que concentra o maior número de casosAté o momento, o Consórcio Antiferrugem contabilizou 676 focos de ferrugem asiática da soja em lavouras comerciais, sendo 242 registros nos primeiros 10 dias deste ano. O número total de relatos mantém-se acima do registrado nas safras anteriores para o mesmo período.

? Isso se deve principalmente à antecipação da ocorrência da doença em lavouras comerciais. Em dezembro, já se registrava o dobro do número de focos comparado à safra 2006/2007 (safra referência de condições de epidemia) ? explica a pesquisadora Cláudia Godoy da Embrapa Soja.
 
A partir de janeiro, o Consórcio Antiferrugem passa a fazer prognóstico de risco semanalmente, por intermédio de mapas de risco climático para cada grande região.

? Isso facilita a indicação para áreas onde deve ser intensificado o monitoramento ou a prevenção da doença ? alerta a pesquisadora.

As informações estão disponíveis no Informativo de Risco do Consórcio Antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net). A publicação visa sumarizar as informações sobre o monitoramento da ferrugem e apresentar análises de risco com base em conhecimento especialista, análises climáticas e modelos de previsão de risco da ferrugem asiática. É elaborada pelo Laboratório de Epidemiologia da UFRGS com a colaboração dos demais membros do Consórcio.
 
De acordo com o Consórcio Antiferrugem, as tendências climáticas para o trimestre (janeiro a março) indicam chuvas acima do normal para as regiões Centro e Sul do país, enquanto que abaixo do normal para o Nordeste.

? Essa situação indica maior risco de ferrugem de maneira geral na safra para as duas primeiras regiões ? diz Godoy.

A maioria dos relatos de ferrugem asiática da soja, em área comercial, está concentrada na região Centro-Oeste, destacando-se GO (318), MS (145) e MT (65). O Paraná registra 124 relatos, o Rio Grande do Sul 10, Santa Catarina (1), São Paulo (6) e Minas Gerais (7). Bahia e Tocantins continuam sem registro oficial de ferrugem.

 

Sair da versão mobile