Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Renovação do Convênio 100 pode ter validade até abril de 2021

Medida que reduz ICMS de insumos agropecuários só será publicada na próxima segunda-feira

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta sexta-feira, 3, a prorrogação do Convênio ICMS nº 100/1997 até dezembro de 2020. A resolução deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 6, mas foi confirmada oficialmente pela Confederação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), uma das entidades que propôs a medida. Mais cedo, o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, já havia confirmado a prorrogação ao Canal Rural. Fontes informaram que a prorrogação terá validade até abril de 2021.

A medida prevê a isenção tributária em operações internas e reduz a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual de insumos agropecuários.

O convênio reduz a base de cálculo do ICMS em até 30% para fertilizantes e rações e em até 60% para defensivos agrícolas e sementes.

De acordo com a CNA, a proposta foi solicitada para garantir que os insumos agropecuários cheguem aos produtores rurais com preços competitivos. Assim, os produtores rurais podem garantir a continuidade da produção de alimentos e abastecimento da população.

“Essa medida é importante, pois vai reduzir o custo de produção para os produtores rurais mantendo a competitividade dos custos de produção, principalmente nesse momento de turbulência econômica”, destaca o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

A definição da prorrogação ocorreu durante reunião realizada por meio de videoconferência com a participação de secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. O Convênio 100 tinha prazo de vigência até 30 de abril de 2020.

Sair da versão mobile