Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Representantes do setor da cana-de-açúcar aprovam regras sobre punição sobre incêndios previstas no novo Código Florestal

Para integrantes da cadeia produtiva, agricultor terá mais respaldo com atualização das normasRepresentantes do setor da cana-de-açúcar dizem aprovar a medida prevista no novo Código Florestal sobre as regras para punições em caso de incêndios em lavouras. De acordo com o texto, somente poderão ser multados os produtores rurais que tiverem culpa comprovada em situações de fogo irregular ou involuntário na plantação. Atualmente, segundo especialistas em direito ambiental, independente da culpa ou motivo do ocorrido, o agricultor está sujeito a ser multado por órgãos defensores do meio amb

– O novo Código exige o mínimo para aplicar uma multa. Sobre esses casos contra o produtor rural, verifica-se o fato que gerou o dano e tem que comprovar que tem algum nexo com ação ou omissão do produtor rural. Se isso não ocorrer, o novo texto garante a não aplicação da multa – diz.

O gerente do departamento técnico da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Piracicaba (Afocapi), José Rodolfo Penatti, afirma que a mudança é importante.

– Dará mais respaldo para o produtor e não terá problema jurídico futuro. Com certeza, isso vai melhorar bastante a vida do produtor – aponta.

Segundo ele, deve mudar o procedimento recomendado ao produtor que teve a lavoura atingida pelo fogo.

– Nós vamos seguir fazendo o pedido de queima para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e pedindo a licença todo ano, até terminar a queima. Isso deve dar uma grande ajuda para o produtor e faz tempo que estamos pedindo, trabalhando em cima disso. Com a eliminação da queimada de cana, muitas áreas vão ficar vulneráveis a fogo ilícito – informa.

Já em relação às autorizações para queimadas, o procedimento, segundo o novo Código Florestal, deve continuar o mesmo.

– As duas leis, qualquer uma delas, você precisa pedir autorização para a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo. Pede uma autorização, é feita uma análise para depois ser autorizado – explica.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado

Sair da versão mobile