Os Estados Unidos e a Europa são os principais mercados do Brasil junto com a China. Esses países alavancaram as vendas externas do Brasil entre 2007 e 2008, que foram de U$ 197 bilhões no período. A expectativa para este ano é a dealcançar a marca de U$ 175 bilhões.
? Não atingiremos a casa dos U$ 200 bilhões se o mercado europeu e americano não se recuperarem ? destacou Teixeira.
De acordo com o presidente da Apex, setores da economia no Brasil ainda amargam reflexos da crise, como o têxtil e de calçados, que só devem se recuperar no segundo semestre. O governo brasileiro deve anunciar nos próximos dias uma série de medidas de estímulo às exportações, mas o resultado pode demorar a chegar se o mercado internacional não retomar a demanda.
? Os Estados Unidos não recuperaram seu poder de compra e muitos analistas internacionais falam que a União Europeia sofre com um rebote da crise, que tem dificuldades sérias na recuperação do nível de emprego e, consequentemente, do consumo das famílias ? explicou.
A invasão de produtos chineses na América Latina também prejudica o comércio externo do Brasil. De acordo com a Apex, entre 2002 e 2008, as exportações brasileiras para a região cresceram 27,2% contra alta de 37,4% da China.