Retorno das chuvas beneficia culturas de soja, milho e feijão no Rio Grande do Sul, aponta Emater

Com condições climáticas favoráveis, rendimento médio das lavouras no Estado está dentro do previstoCom 97% das lavouras passando pela fase de floração e formação dos grãos - etapa crítica se afetada pela deficiência hídrica -, a cultura da soja no Rio Grande do Sul foi beneficiada pela chuva nos últimos dias. A manutenção de um bom percentual de umidade no solo tranquiliza os produtores, dando indícios de bons rendimentos.

Conforme o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a confirmação do cenário deve se confirmar em poucos dias, assim que as primeiras lavouras começarem a entrar em maturação. No levantamento, foram divulgadas também as condições de outras culturas no Estado.

Feijão
De acordo com o boletim desta semana, a safra de feijão no Rio Grande do Sul está sendo impulsionada pela boa condição climática. Os produtores estão finalizando a colheita da primeira safra e restam apenas 7% da área cultivada – que se localiza, basicamente, na Serra do Estado.

Arroz
A safra 2013 de arroz evolui de forma satisfatória no Rio Grande do Sul. Cerca de 13% das lavouras está em processo de maturação e 4% da área plantada já foi colhida, com rendimentos dentro do previsto. O percentual poderia ser maior não fosse o tempo úmido e as chuvas registradas nos últimos dias, que limitaram os trabalhos de campo.

Milho
O retorno das chuvas no Estado beneficiou o milho, principalmente nas lavouras que ainda se encontram em floração e em fase de formação de grãos. O rendimento dos 38% de área colhida está, em média, acima das expectativas iniciais, assim como o potencial apresentado pelos 29% das lavouras que já se encontram em maturação.

Maçã
A colheita da maçã no Rio Grande do Sul já alcançou 70% da produção, principalmente da variedade Gala. As árvores estão com bom número de frutas, mas, face às condições climáticas durante o ciclo vegetativo da cultura, o calibre das maças apresenta-se abaixo da média esperada. A qualidade das frutas, porém, não foi afetada.