RETROSPECTIVA

Açúcar: cristal branco atinge recorde nominal em 2023

Cálculos do Cepea mostram que, em todo o ano de 2023, as vendas externas remuneraram mais que as internas

Açúcar em cubos
Foto: Açúcar/Divulgação

Ao longo de toda safra 2023/24, os preços médios do açúcar cristal branco no mercado spot de São Paulo superaram os registrados na temporada anterior.

No dia 15 de outubro, o Indicador Cepea/Esalq (estado de São Paulo) atingiu o maior patamar nominal da série histórica, de R$ 159,32/saca de 50 kg. Segundo pesquisadores do Cepea, o aumento das exportações de açúcar já era previsto, impulsionado pelos preços internacionais favoráveis, face à menor oferta mundial.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Na temporada global 2022/23, encerrada em setembro/23, a Índia, que é o segundo maior produtor da commodity, registrou queda de 13,23% na produção; para a União Europeia, a redução foi de 11,26%, segundo o USDA. Cálculos do Cepea mostram, inclusive, que, em praticamente todo o ano de 2023, as vendas externas remuneraram mais que as internas.

De janeiro/23 a novembro/23, o Brasil exportou 27,536 milhões de toneladas de açúcar, volume 9,92% maior que o total embarcado no mesmo período do ano anterior, de acordo com a Secex. Quanto à demanda doméstica pelo cristal no mercado spot de São Paulo, o Cepea captou redução ao longo da temporada 2023/24.

Esse cenário pode ser interpretado como um efeito da menor disponibilidade do produto para negociação interna, devido ao aumento das exportações, ou um reflexo da queda no consumo de industrializados à base de açúcar.